Governo da Paraba

Simulado encerra oficina de preparação para desastres promovida pela Defesa Civil Nacional PDF Imprimir E-mail
Escrito por Wellyton Queiroz
Seg, 25 de Março de 2013 09:02
AddThis Social Bookmark Button
“Veja, ouça, participe. No período de chuvas, informação também salva vidas”. Este foi o lema da Defesa Civil Nacional no simulado de preparação para desastres que aconteceu na manhã deste sábado (23), na comunidade Saturnino de Brito,em João Pessoa. Aação foi o fechamento do Curso de Capacitação para Desastres – Região Nordeste, que aconteceu na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), resultado de parceria da Secretaria de Estado da Infraestrutura, por meio da Defesa Civil Estadual, com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, para a realização de oficinas na Paraíba.

O curso foi ministrado por técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil e teve duração de 32 horas. O simulado deste sábado contou com a participação efetiva da Defesa Civil Estadual, Secretaria Nacional de Defesa Civil, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A simulação teve importante participação popular e contou inclusive com atuação de atores profissionais, a exemplo da atriz paraibana Soia Lira. A comunidade foi participativa e seguiu o aconselhamento da Defesa Civil de evacuação e abrigo.

“Esse é um trabalho iniciado pelo Ministério da Integração, que, através da Defesa Civil Nacional, vem para integrar as Defesas Civis do Estado e do Município. Nossa principal função hoje foi de apoio nas ações do simulado”, explicou o gerente executivo de Defesa Civil, coronel Cícero Hermínio. “A mobilização foi muito boa, vimos que as pessoas estão empenhadas, temos crianças e pessoas idosas participando e é isso que a gente quer, não importa a faixa etária, o que interessa é que as pessoas estejam realmente mobilizadas e preparadas para uma situação de emergência”, comentou Verena Martins, técnica da Secretaria Nacional da Defesa Civil e uma das ministrantes do curso.

Sobre as oficinas, ela informou que mais de 40 municípios paraibanos participaram.“Foi muito bom, pois tivemos de gestores antigos a novatos em proteção e defesa civil, e é justamente o que procuramos: preparar órgãos setoriais e população para as ações de redução de risco de desastre”, afirmou.

Nas oficinas, resultado de uma parceria entre a Sedec e defesas civis estaduais do Nordeste, aplicado às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec), os alunos foram capacitados sobre os seguintes temas: legislação federal, reconhecimento federal, transferência de recursos, cartão de pagamento de defesa civil, sistema nacional de monitoramento, alerta e alarme e plano de contingência de proteção e defesa civil, culminando com o exercício simulado de preparação para desastres em áreas de risco, atuando preventivamente e consolidando procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme pelas coordenadorias municipais de proteção e defesa civil. A ideia é que os capacitados sejam também multiplicadores em seus próprios municípios.

Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil - Paraíba

Endereço: Centro Administrativo do Estado, Av. João da Mata, S/N - Bloco III, 1º Andar - Jaguaribe - João Pessoa - PB   CEP 58015-020

Telefax: (83) 3218-4678