Governo da Paraba

 
Defesa Civil Estadual integra ações emergenciais nas áreas de risco PDF Imprimir E-mail
Escrito por Wellyton Queiroz   
Qua, 24 de Julho de 2013 11:42
AddThis Social Bookmark Button
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual, está monitorando e coletanto dados das áreas de risco em toda Paraíba, em especial na Grande João Pessoa, onde as chuvas vem se intensificando nos dois últimos dias. O órgão apela para que as populações ribeirinhas, de encostas e barreiras atendam as orientações dos agentes de Defesa Civil.

Ao lado de órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cagepa, Emlur e Defesa Civil Municipal, a Defesa Civil Estadual participa de uma ação integrada que executa atividades emergenciais nas comunidades do Timbó, Saturnino de Brito, Roger, Bairro São José, além de atendimentos pontuais de forma sistêmica.

Na comunidade do Timbó, foram removidas mais de 40 famílias que moram próximo à encosta. O sistema integrado de Defesa Civil permanece em alerta, principalmente depois que foi observado, na manhã desta quinta-feira (13), um movimento de massa de nível médio que atingiu o quintal de várias casas.

De acordo com o gerente executivo de Defesa Civil, coronel Cícero Hermínio, esse é o momento de união das forças do Sistema Integrado de Defesa Civil. “Estamos trabalhando no monitoramento e coleta de dados das áreas de risco em todo o Estado, enquanto a equipe de Defesa Civil de João Pessoa trabalha com a parte de atendimento resposta às ocorrências (operacional). As ações realizadas em parceria minimizaram os danos e prejuízos as comunidades”, relatou.

Já o gerente operacional de Defesa Civil Estadual, Antônio Brito, alertou as populações ribeirinhas, de encostas e barreiras para que atendam as orientações dos agentes de Defesa Civil. “As comunidades precisam atender as orientações dos agentes de Defesa Civil locais, deixando as áreas de risco quando solicitado. As equipes estão preparadas para atender as comunidades, removendo as pessoas que se encontram em áreas ameaçadas para locais seguros”, destacou.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou um aumento significativo nas chuvas que atingem a Capital paraibana. Em apenas 13 dias, choveu mais do que o esperado para todo o mês. A média histórica, que é de 303 milímetros, foi superada em 9,5% somente na manhã desta quinta-feira (13).
 
 


Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil - Paraíba

Endereço: Centro Administrativo do Estado, Av. João da Mata, S/N - Bloco III, 1º Andar - Jaguaribe - João Pessoa - PB   CEP 58015-020

Telefax: (83) 3218-4678