Governo da Paraba

 
Coordenadorias Municipais de Defesa Civil COMDECs PDF Imprimir E-mail
AddThis Social Bookmark Button

 

A implantação e importância da COMDEC


A implantação de uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, é feita pela prefeitura municipal. Cabe ao prefeito determinar a criação de uma COMDEC, iniciativa que pode partir das autoridades locais ou dos cidadãos da comunidade, conscientes da necessidade deste órgão para a segurança da população.

Atualmente, dos municípios brasileiros, um pouco menos de 7% possuem COMDEC.  Na Paraíba 96,4% dos municípios (211 dos 223) criaram em lei a COMDEC, mais nem todas estão ativadas.

A GEEDEC – Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil realizará cursos continuados com vistas a instalação e funcionamento de Comdecs por todo o Estado por meio dos recursos oriundos da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) que dispõe da Apostila sobre Implantação e Operacionalização de COMDEC, que traz as normas e modelos de ofícios necessários para implantar e gerenciar o órgão municipal de Defesa Civil.

(*Arquivo disponível na biblioteca Virtual (link para a biblioteca).

O órgão municipal de Defesa Civil, a COMDEC, é formado pelas autoridades locais, líderes comunitários, membros do setor privado, ONGs e voluntários, que cumprem a plenitude de sua cidadania.

Voluntário da Defesa Civil ou não, cada membro de uma comunidade deve estar preparado para proteger a vida e o patrimônio, porque a qualquer momento e em qualquer lugar pode ocorrer um desastre. A conscientização da população e o preparo para emergências é uma das funções da COMDEC, e talvez a principal, considerando que o maior objetivo da Defesa Civil é a redução de desastres e seus danos.

- Período de Normalidade - antes da ocorrência de um desastre.

- Período de Anormalidade - durante e depois da ocorrência de um desastre.

 

Clique aqui para ver a Relação das COMDECs - PB atualizadas até dezembro de 2010.

 
 


Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil - Paraíba

Endereço: Centro Administrativo do Estado, Av. João da Mata, S/N - Bloco III, 1º Andar - Jaguaribe - João Pessoa - PB   CEP 58015-020

Telefax: (83) 3218-4678